Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A data em que foi considerada a primeira anestesia geral de sucesso é 16 de outubro de 1846. Naquele dia, um cirurgião chamado John Collins Warren realizou a retirada de um tumor de pescoço do paciente Gilbert Abbot, um jovem de 17 anos. A cirurgia ocorreu em um anfiteatro cirúrgico em Boston e a anestesia foi realizada pelo dentista William Thomas Green Morton, que utilizou um aparelho inalador com éter, por ele idealizado.  

Morton já realizava extrações dentárias sem dor com inalação de éter e então viu a possibilidade de realizar procedimentos maiores partindo do mesmo princípio de sua anestesia. Assim, conseguiu autorização para uma demonstração no Hospital General de Boston e o procedimento foi um sucesso.

Antes disso, a insensibilidade total durante um ato cirúrgico era considerada uma utopia para o meio acadêmico.

Sua descoberta é resultado de uma evolução científica que não parou até os dias de hoje. Com o tempo, novas técnicas e substâncias passaram a ser utilizadas. Mas, com certeza, o dia 16 de outubro de 1846 foi um marco histórico de avanço em anestesia.

Você já sabia dessa história? Não? Então compartilhe com seus amigos para propagarmos mais ainda esse fato tão relevante.

Quer saber mais?

O que significa CME?

CME significa: Central de Materiais e Esterilização. Como o próprio nome já diz, esse setor é responsável por toda limpeza, inspeção e esterilização dos instrumentais

Ler mais »