Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

White Balance ou balanço branco é um ajuste de cores usado na fotografia e em vídeos, incluindo a videocirurgia. Esse processo ajusta as cores para que a imagem captada seja a mais parecida com a realidade possível.

Qual é sua função?

Avalia a luz ambiente e sua temperatura. No caso da videocirurgia, ele ajusta os tons para que o cirurgião possa enxergar de forma nítida todos os elementos que estarão na cavidade a ser operada, por exemplo: instrumentais, órgãos, nervos, sangue e etc.

O que é temperatura de cor e quais existem?

A temperatura da cor é um critério que classifica em quente, neutra ou fria a tonalidade de cor da luz emitida por uma fonte luminosa. As avermelhadas são mais frias que as azuladas. Esta classificação refere-se à sensação visual da luz e é chamada de Kelvin

Porque fazer o White balance ?

A maioria das fontes de luz não emitem a luz branca pura e por isso possuem uma certa temperatura de cor. Sendo assim, é importante para que a câmera entenda que a cor branca pura é a forma de medida de fidelidade para que possamos enxergar as próximas cores da forma mais realista possível. Ou seja, realizando o ajuste do branco, é possível enxergar as cores da forma mais fidedigna.

Por isso, sempre que o médico for começar o procedimento é indispensável antes realizar o White balance para garantir a melhor visualização de todas as estruturas.

Quer saber mais?